quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Protetor Solar Por Que?!

Hello Meninas, Tudo bem? Então nossa pele é o maior órgão de nosso corpo e frequentemente o mais negligenciado. Ela é nossa primeira linha de defesa contra os poluentes, radiação ultravioleta (UV) e outros fatores ambientais.Hábitos saudáveis para a pele associado ao uso de protetor solar são eficientes na minimização dos efeitos prejudiciais do meio ambiente, mantendo a pele saudável. Mas por que usar o protetor, qual o melhor FPS, o que é FPS?! Suas resposta estão a seguir!!!



Por que o Protetor?

O protetor ou filtro solar é uma loção que tem como objetivo proteger a pele dos raios ultravioleta. Esses raios são prejudiciais, pois provocam envelhecimento precoce, manchas e, em casos mais graves, o câncer.
As marcas de envelhecimento da pele acontecem devido a degradação das fibras de colágeno e elastina, num  processo que acontece naturalmente com a idade. Entretanto, cerca de 85% dos casos são agravados devido à exposição exagerada ao sol.


Fator de Proteção Solar


Fator de Proteção Solar - FPS (ou simplesmente FS) é o índice que determina o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem produzir eritema, ou seja, sem deixar a pele vermelha. Em outras palavras, é o número que indica o nível de proteção que um dado produto oferece contra os raios ultravioletas (UV).A pele, quando exposta ao sol sem proteção, dependendo do tipo de pele do indivíduo, leva um determinado tempo para ficar avermelhada. Quando se usa um filtro solar com FS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha. Se, em vez disso, usarmos FS 30, significa que, para cada minuto com o protetor, estaremos protegidos durante 30 minutos.Para calcular o FPS, faça o seguinte: fique ao sol, sem qualquer proteção, até aparecerem as primeiras manchas avermelhadas em sua pele. Se esse tempo foi de 20 minutos, para um protetor solar com FS 15, por exemplo, você poderá ficar exposto ao sol, sem problemas, pelo menos durante 20 min x 15 = 300 min = 5 horas.



Cuidados 


Não basta usar o protetor solar na pele apenas uma vez, como a maioria das pessoas desavisadas costuma fazer. Deve-se reaplicá-lo mais de uma vez, de preferência a cada 3 horas (no máximo) e sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol, para este aderir à pele. Também há a necessidade da reaplicação quando se transpira (se sua) muito e no caso de se tomar banho após a primeira aplicação.
É importante lembrar que o efeito da radiação ultravioleta é cumulativa, ou seja, mesmo 15 a 20 anos depois de parar de se expor ao sol, as alterações na pele (o câncer de pele, inclusive) podem se manifestar.
Não use filtros solares em bebês com menos de 6 meses de idade. Mantenha-os fora do alcance dos raios solares. Quando sair de casa e estiver fazendo sol, use sempre chapéu de aba e guarda-sol. Um bom chapeu deve proteger as orelhas, nariz e lábios. Isso também reduz os riscos da criança vir a ter catarata mais tarde.

Outras dicas para aplicação do protetor solar são:

  • Use filtro solar de amplo espectro que proteja contra os raios ultravioletas dos tipos UVA e UVB
  • Passe uma porção equivalente a mais ou menos 2 gramas (e não 0,5 g como se costuma fazer)
  • Mesmo com protetor, use chapéu com aba para cobrir as orelhas, óculos escuros e guarda-sol de náilon
  • Use óculos de sol com lentes que protejam contra o ultravioleta
  • Mesmo em dias nublados, cerca de 80% dos raios UV atravessam as nuvens e a neblina
  • Cuidado com a luz refletida. A luz do sol reflete na areia, na neve, nas salinas, no concreto e na água, atingindo a pele, mesmo na sombra
  • Proteja crianças e jovens pois em geral, quando se cuida da pele até os 18 anos, cerca de 85% dos casos de câncer podem ser evitados
  • Hidrate a pele após ter tomado sol, para restaurar a umidade perdida, evitando assim o seu ressecamento
  • Vá ao dermatologista quando uma pinta aumentar de tamanho ou de cor em seu corpo
  • Permaneça na sombra sempre que possível


Agora, se você não vai a praia e piscina, só fica na sombra e acha que ta tudo bem, deixa eu te fazer umas perguntas:
  1. Quanto tempo você fica na frente do computador?
  2. Quantas lampadas tem aonde você fica sentada a maior parte do tempo?
  3. Você gosta de assistir televisão? faz isso por quanto tempo?


Se a terminar de responder você notou que fica muito tempo perto desses elementos(PC,TV e Lâmpada fluorecentes) saiba que sua pele esta queimando porque a luz do computador ou de lâmpadas fluorescentes pode manchar a pele. Chamada luz visível, esse tipo de radiação, que também é emitida pelo Sol, causa alterações no DNA da pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB).

Protetor deve ser usado mesmo em casa não deixe sua pele ressecar e manchar, proteja-se, eu volto depois com protetores que ajuda a combater o fotoenvelhecimento...aguardem.!!! Beijokas

Jaqueline Duarte

Um comentário:

  1. Adorei as dicas, a gente fica mt tempo na frente do computador e acha que tá salvo né hehhehe
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir